Instituto Pensar - Anvisa autoriza retomada de testes da vacina de Oxford para Covid-19

Anvisa autoriza retomada de testes da vacina de Oxford para Covid-19

por: Eduardo Pinheiro 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, neste sábado (12), a retomada dos testes no Brasil da chamada "vacina de Oxford? contra a Covid-19. No mesmo dia, os ensaios clínicos para a vacina também foram retomados no Reino Unido. 

Os testes, produzidos pelo laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford, tinham sido suspensos na terça-feira (8) após uma voluntária apresentou reação adversa. No entanto, não foram divulgados detalhes do caso por razões de confidencialidade dos participantes.

Leia também: OMS prevê vacina em massa só em 2022

A agência tomou a decisão após receber informações oficiais do governo britânico e do laboratório. Em nota, o laboratório informou que os testes no Brasil serão retomados na próxima segunda (14).

"Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado?, afirmou Anvisa.

O Ministério da Saúde emitiu nota sobre a retomada dos testes em "todos os países participantes?, mas não confirmou a data informada pelo laboratório.

"Cabe destacar que a prioridade da Pasta é a segurança de todos os voluntários envolvidos nos testes, que tem como base o padrão internacional de Boas Práticas Clínicas ? seguido com rigor pelo Brasil?, diz o ministério.

A pasta também destaca que também acompanha mais de 200 estudos em andamento com o objetivo de disponibilizar uma vacina eficiente o mais rápido possível. Além do imunizante inglês, a vacina CoronaVac está sendo testada e desenvolvida por um laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: